Praias

Reservas

Ferragudo

 


 

Diz se que Ferragudo não é um local para ser visitado, mas sim um local para ser vivido. À noite,iluminado por cores e à primeira vista, a sensação de um local ideal para relaxar.


A localização e a natureza do seu contorno, faz de Ferragudo um excelente ponto de partida para descobrir a beleza de uma região desconhecida. Ferragudo não cresceu muito desde o século XVI e por isso manteve a simplicidade de suas casas caiadas de branco e estradas sinuosas, inspiradas pelos mouros.

As velhas paredes da torre de vigia do século XV já não existem, mas o antigo Forte de São João, construído no século XVII e reconstruído após o terramoto de 1755, encontra se em boas condições e  embora tenha deixado de ser usado como um bastão de defesa, tem tido desde então, vários usos, sendo hoje um salão literário.

Recomendamos também que visite a igreja da Nossa senhora da Conceição, construída no topo de uma colina em 1320, visível da estrada que o leva à vila, assim como o banco de areia do rio Arade.

Embora tenha, caracteristicamente, uma economia de pesca, Ferragudo também tem um espaço rural, onde o cultivo ainda alimenta muitas famílias. Como alguém já o disse, Ferragudo não é apenas uma pincelada numa tela, mas sim uma referência obrigatória sobre o plano de construção da história político-social do Algarve.

Por estas e tantas outras razões, não pode deixar de nos visitar e conhecer esta magnifica e típica vila, que é Ferragudo.